top of page

Adolescentes - Diga a verdade

Muitos pais cometem o erro de pensar que os adolescentes não percebem o que se está a passar à sua volta, que estão no seu mundo muito particular e que é possível esconder os problemas que a família está a viver. Nada mais ERRADO!


Quando o que está em causa é a sua capacidade para percecionar e compreender o que se está a passar à volta deles, os adolescentes são, para todos os objetivos práticos, adultos. Talvez melhores que os adultos. O mundo é ainda deslumbrante para eles, e eles prestam muita atenção.


Os adolescentes são também, regra geral, bastante sonhadores/idealistas. Pelo menos a maioria das crianças entra na adolescência dessa forma. Mas à medida que aumenta a capacidade para percecionar e compreender o mundo, eles começam a descobrir que a vida não é exatamente um livro de conto de fadas, com finais felizes. Eles encontram professores injustos, colegas da escola hostis, adultos mentirosos e uma ampla quantidade de dissimulação na sociedade em geral.


Quando a criança em desenvolvimento se apercebe de que o mundo real está repleto de hipocrisia, inconsistências, fragilidades e violência, ela espera respostas verdadeiras dos seus pais. Se essas respostas não aparecerem, os adolescentes podem tornar-se rapidamente desiludidos, e a presença de uma boa comunicação e confiança pode rapidamente deteriorar-se.


Dizer a verdade é particularmente importante no caso de problemas pessoais, conjugais e financeiros ou outros. Os problemas não deviam apenas não ser ocultados dos adolescentes - eles não podem ser escondidos.


Os Pais que partilham as dificuldades, estão a experienciar pelo menos a recuperação da sua credibilidade face aos filhos adolescentes e frequentemente tornam os problemas muito mais controláveis para toda a família.


Não admitir e debater os problemas, por outro lado, é um mau exemplo para os filhos - envia a mensagem que as más notícias, não devem ser partilhadas. Esta mensagem pode ter efeitos negativos se o seu filho alguma vez se encontrar numa situação realmente problemática, ele não partilhará, ele não pedirá ajuda.


Em conclusão, os seus filhos serão mais verdadeiros, abertos e comunicativos consigo na medida em que também for com eles. Dizer-lhe a verdade pode magoar, mas a dor da verdade é geralmente de curta duração. A dor da deceção - de saber que tem estado a mentir, omitir ou a protegê-lo - pode ser muito mais destrutiva, e pode, para sempre, intoxicar uma relação.

bottom of page