966435759 / 211954080 / 919046720
(in)quietude(s)
Melhore seu bem-estar emocional
Isabel Morais
Psicóloga
Porque recorrer a consultas de psicologia?
Cuidar do seu bem-estar
Existem múltiplas razões para procurar este recurso, desde o aconselhamento (por exemplo, por dúvidas sobre tomadas de decisão), até ao tratamento de perturbações psicopatológicas (por exemplo, ansiedade, depressão, obsessões).
Existem igualmente diversas abordagens de base científica que permitem dar respostas eficazes à maioria dos problemas das pessoas, sejam do foro depressivo, ansioso, alimentar, de controlo de impulsos, relacionais, de regulação emocional, etc..
O apoio psicológico é um processo que permite resultados empiricamente comprovados em diversas problemáticas como: pânico, fobias, depressão, anorexia, stress pós traumático etc. É igualmente eficaz nos conflitos pessoais, conjugais e familiares, que podem causar sofrimento psicológico e dificuldade em funcionar adequadamente.
Como se processa?
Saiba mais sobre meus métodos
O apoio psicológico consiste num conjunto de sessões, que têm uma periodicidade semanal ou quinzenal.
Há uma percentagem muito significativa de pessoas que melhoram significativamente com 10 a 20 sessões.
Habitualmente, as sessões duram 50 minutos a uma hora.
Finalizada a primeira consulta, o cliente decide com o seu terapeuta o modelo de atendimento (por exemplo, agendamento de novas consultas, objetivos, periodicidade).
Iniciado este percurso é fundamental a dedicação e a regularidade das consultas, pois a descontinuidade compromete significativamente o processo reparador.
A frequência das sessões e a duração do processo dependem das necessidades particulares e dos objetivos de cada pessoa e deverão ser acordados com o psicólogo.
Qual é o papel do psicólogo?
O psicólogo pode ser muito útil quando a pessoa está num momento que necessita de mudanças e não sabe por onde começar. Ele ajuda a perceber quais são os bloqueios e em conjunto identificam efetivamente as metas a atingir, ajuda a solucionar problemas e desenvolver novas habilidades/competências. Vai ampliar as suas percepções, estratégias, atitudes tornando-o um catalisador da sua mudança.
O papel do psicólogo é ajudar a refletir e desafiar o seu pensamento a abrir novos caminhos, respeitando sempre o seu ritmo e transmitindo-lhe responsabilidade pelas suas escolhas. Foco, autoconhecimento,
segurança, organização e motivação, são resultados que vai experimentar no processo.
O psicólogo adota uma postura de não julgamento, de empatia e de respeito, procurando validar o que o cliente sente e ajudando-o a integrar as novas possibilidades que se vão apresentando, transmitindo assim a segurança necessária para ultrapassar as suas dificuldades ou avançar para a mudança.
O apoio psicológico é um ótimo recurso para que possa quebrar barreiras/bloqueios e assim atingir bem-estar e sucesso em inúmeras áreas da sua vida.