O que muda na comunicação com o seu filho adolescente?
Os anos de transição entre a infância e a adolescência colocam novos desafios na relação entre pais e filhos.
Para adolescente os valores pessoais que vão durar toda a vida estão a formar-se, decisões de vida críticas estão a ser tomadas e os dias finais da infância estão a ser gozados.
Para os pais, o período da adolescência representa uma última oportunidade para preparar o seu filho para a vida adulta, e a primeira oportunidade para o desenvolvimento de um relacionamento maduro de adulto para adulto com eles.
Nesta fase necessidades e desejos de pais e adolescente divergem rapidamente, não é por isso surpreendente que a comunicação entre ambos se torne tensa e desarticulada durante os anos da adolescência.
Os adolescentes repetidamente começam a falar numa linguagem um pouco diferente - e falam-na com uma atitude também, decididamente diferente.
Os pais também deviam começar a falar uma linguagem diferente - uma linguagem que reconheça a mudança real do adolescente, que antes era uma criança dependente e ingénua, mas agora está a tornar-se rapidamente em alguém capaz de agir e em último caso viver, pelos seus próprios meios.
Apesar de não existir uma fórmula mágica par uma relacionamento, pais/adolescentes bem sucedido, algo que pode seguramente ser defendido é o fato de ser uma ajuda desenvolver uma comunicação adequada.
Para os pais, isso significa aprender a comunicar mensagens verbais e não verbais de forma clara, efetiva e honesta; aprender a ouvir cuidadosamente, e estabelecer um ambiente aonde os descordos/divergências de opinião são permitidos e até encorajados.