top of page

Adolescência - Começar cedo a prepará-la

Tradicionalmente a adolescência foi definida como o período de transição entre a puberdade e a idade adulta. O fase em que não se é criança e não se é adulto, ou é-se metade criança e metade adulto. O tempo de sair da concha, o tempo de começar a voar pelos seus próprios meios.

É claro que a transição do conforto e segurança de casa para o desafio daquele fantástico grande mundo lá fora" começa agora mais cedo do que nunca, na vida de um jovem.

Na altura em que o seu filho inicia a escolaridade, ou até mais cedo ele ou ela começam a iniciar-se numa nova cultura, que atinge mesmo o Jardim de Infância. Uma cultura que exerce um grande poder, na vida do seu filho. Uma cultura com valores, comportamentos e pressões incomparável a algo encontrado em casa.


Por isso, o primeiro passo para a comunicação com adolescentes no mundo de hoje é começar cedo. Comece cedo a compreender os estádios típicos do desenvolvimento da infância e da adolescência. Reconheça as pressões sociais exercidas sobre o seu filho, desde uma idade precoce. Prepara o seu filho para lidar com os conflitos originados por esta pressões, mantendo os seus valores intactos. Treine-se a observar as mudanças de comportamento do seu filho e aprenda a falar com ele sobre essas mudanças - de forma calma, aberta e construtiva.

Uma comunicação pais/adolescentes bem sucedida não acontece simplesmente. É construída passo a passo, desde tenra idade. Requer considerável investimento de tempo e paciência. Mas se uma ponte de comunicação regular for construída durante a infância, isso irá mais tarde, muito provavelmente aumentar nos anos da adolescência e proporcionar assim relacionamentos mais saudáveis entre pais e adolescentes.

bottom of page